Responsável pela manutenção de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos e socorrer populações atingidas, a Defesa Civil do Estado atualmente realiza um importante trabalho em todo o Maranhão. Com o objetivo de expandir e acelerar o atendimento às comunidades da Região Tocantina, o deputado Rildo Amaral (Solidariedade) teve aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão o projeto de lei, de sua autoria, que cria uma nova coordenadoria do órgão no município de Imperatriz.
“Nossa Região Tocantina precisa de uma cobertura mais próxima da Defesa Civil. Recentemente temos enfrentado muitos problemas com as fortes chuvas, que ocasionam enchentes e vitimizam muitas famílias. Já na época do verão, a incidência de queimadas também é alta. Outra questão que precisa ser acompanhada de perto é a ocupação desordenada nos leitos dos riachos”, destacou Rildo.
A Defesa Civil no Brasil existe nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal. Dentro do governo federal existe uma secretaria especial para o tema, chamada de Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), que está vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Compõem o órgão: voluntários, bombeiros, policiais e especialistas em áreas diversas, como enfermeiros, engenheiros e etc.